segunda-feira, 18 de novembro de 2013

3° Revolução Industrial

A Terceira Revolução Industrial começou em meados do século XX, onde a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria. Para alguns iniciou-se nos Estados Unidos e em alguns países europeus, quando a ciência descobriu a possibilidade de utilizar a energia nuclear, do átomo. Para outros, seu início foi por volta de 1970, com o descobrimento da robótica, empregada na linha de montagem de automóveis. Para outro grupo, iniciou-se a partir dos anos 1990, com o uso do computador pessoal e a internet.
As invenções e descobertas


Muitas invenções e descobertas no campo da ciência e tecnologia ocorreram de 1950 até nossos dias. Entre elas estão:
  • novas ligas metálicas que permitiram avanços na metalurgia e na construção de aeronaves;
  • progresso na eletrônica, permitindo o aparecimento da computação e automação no processo produtivo;
  • uso da energia atômica para fins pacíficos, como a produção de eletricidade (usinas termo nucleares), em equipamentos médicos entre outros;
  • desenvolvimento da biotecnologia e da engenharia genética;
  • conquista espacial, com a descida do homem na Lua, foguetes, estações espaciais, ônibus, satélites artificiais, sondas para estudo de planetas e satélites.

A Terceira Revolução Industrial ganhou destaque a partir dos avanços tecnológicos e científicos na indústria, mas também abrange progressos na agricultura, na pecuária, no comércio e na prestação de serviços. Enfim, todos os setores da economia se beneficiaram com as novas conquistas produzidas através de grandes investimentos empregados nos centros de pesquisas dos países desenvolvidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário