segunda-feira, 18 de novembro de 2013

4° Revolução Industrial

A Quarta Revolução Industrial- Avanço da Ciência e Tecnologia



O mundo com todo esse desenvolvimento tecnológico, já se passaram três revoluções industriais, agora estamos caminhado rumo à Quarta Revolução. O que está motivando essa nova revolução prestes a acontecer, é o avanço dos estudos, pesquisas e a grande atuação da Nanotecnologia.


A nanotecnologia pode ser entendida como a criação de dispositivos e materiais funcionais, utilizando-se o controle da matéria na escala de nanômetros. De modo que os sistemas resultantes apresentem novos fenômenos e propriedades, que são dependentes do tamanho das partículas que constituem os mesmos. A nanotecnologia está relacionada à capacidade de criar objetos a partir do controle em nível atômico, usando técnicas e ferramentas que estão disponíveis atualmente e que ainda estão sendo desenvolvidas, com finalidade de colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado.

Com os estudos científicos, a "moda" agora é de fazer as coisas mais práticas e simples no cotidiano. Os objetos atualmente são menores e mais práticos, porém sem que fosse interferida a sua capacidade, pelo contrário uma capacidade maior ainda, como por exemplo os celulares modernos, não "aqueles" que antigamente eram grandes demais, os chamados "tijolões".

Os processadores de computador são, provavelmente, os componentes eletrônicos que mais se utilizam da nanotecnologia. No atual mercado encontram-se processadores de 45nm, os quais possuem uma tecnologia muito avançada para poder trabalhar em alta velocidade. Evidentemente, o processador não tem dimensões em nanômetros, mas as peças dentro dele são desta escala minúscula.


Além dos processadores, as placas de vídeo têm vários componentes nanoscópicos. Tanto NVIDIA como ATI possuem processadores gráficos (os famosos GPUs) elaborados com tecnologia nano. Vale frisar que cada novo modelo que sai, os GPUs ficam mais poderosos e ao mesmo tempo, tendem a utilizar uma tecnologia nano em menor escala. Algumas placas utilizam nanotecnologia de 90nm, já as placas mais modernas utilizam 55nm ou até menos.

Os vídeos games possuem tantos componentes internos, e tudo cabe em um espaço tão pequeno, que provavelmente se não fosse utilizada a nanotecnologia em vários desses componentes, eles seriam caixas enormes e pesadas. Graças aos componentes nanotecnológicos, os vídeo games tornaram-se incríveis e são verdadeiras plataformas de entretenimento.

Claro, esta tecnologia não foi criada somente para ajudar na informática, mas para revolucionar de maneira geral em qualquer área onde fosse necessário. Atualmente, pode-se relatar a aplicação da nanotecnologia na Medicina, na Química, na Física quântica, nas indústrias que criam protótipos aeroespaciais, refinarias e muitas tantas outras áreas.

Na medicina, por exemplo, temos como exemplo aparelhos para diagnosticar determinadas doenças, as quais não podem ser detectadas apenas com base em sintomas e exames comuns. Além disso, a nanotecnologia é muito utilizada para criar remédios, afinal, trabalhar com componentes químicos de tamanho tão pequeno, exige uma tecnologia minúscula o suficiente.




Na medicina seria utilizados os nano-robôs, lembrando que ainda está em pesquisa, eles poderiam ser introduzidos no corpo, seja por via oral ou intra-venosa, e então identificariam e destruiriam células cancerosas ou infectadas por vírus, poderiam regenerar tecidos destruídos e fazer rapidamente uma infinidade de coisas que os medicamentos convencionais (baseados unicamente em química) não conseguem ou demoram para conseguir.

Com aperfeiçoamento e avanço, gerará em uma nova revolução industrial, seria a quarta, quando houver um maior domínio da engenharia molecular na tecnologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário