segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Industrias e Recursos Minerais


As
indústrias de transformação mineral ocupam um importante papel na economia, servindo de base para a produção de muitos produtos dependentes de matéria prima mineral, no  Brasil, por exemplo, o ferro, é o principal minério em se tratando de exportação, e no ranking geral de exportações só perde para a soja, sendo o segundo mais exportado.

Os recursos minerais podem ser:

Metálicos: Como ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio.

Não-metálicos: Como cloreto de sódio, enxofre, fosfatos, nitratos, areia, argila, cascalho, amianto, água, petróleo e carvão mineral.

A grande importância deles, se deve com o inicio das industrializações em países desenvolvidos, aonde era de maior interesse instalar uma fábrica próxima as fontes minerais, reduzindo assim, gastos com transporte da matéria prima. Dessa maneira, podemos classificar as fontes de recursos minerais como berços, que deram início a grandes crescimentos econômicos e espaciais, que transformaram muito a superfície terrestre, e o modelo social no qual vivemos, foi implantado nesse momento. Por fim, podemos relacionar a indústria inicial como dependente da proximidade de recursos minerais, atribuindo assim, localidades propícias para suas instalações.


O único problema, é o impacto ambiental, por minerais não tem uma extração superficial, geralmente, estão em regiões mais profundas, necessitando assim, de uma exploração na região aonde ele se apresenta, exploração essa que muitas vezes é dada como irreversível. Resulta num processo de desmatamento, destruição e contaminação de ecossistemas, além de agredir a sociedade com invasões em áreas indígenas, terras particulares e exploração ao trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário